domingo, 2 de janeiro de 2011

Estereótipo X Personalidade

Não dá pra evitar. Sempre que nós conhecemos uma pessoa, antes de qualquer coisa ser dita, já traçamos inconscientemente (ou não) uma expectativa de comportamento pra ela. Por mais que todo mundo já tenha lido em algum biscoito da sorte ou placa de caminhão frases do tipo " não se deve julgar um livro pela capa" ou "quem vê cara, não vê coração", quando olhamos pra alguém não conseguimos deixar de pensar em como aquela pessoa deve ser, com base no visual dela. É  aí que surge um ponto que sempre me incomodou muito e que costuma passar despercebido nas telinhas alheias: o estereótipo de vilã.
Não importa se é livro, filme ou seriado, a vilã desfruta de certos aspectos, no mínimo, invejáveis (não pelas mocinhas, pq elas não sabem oq é isso =P ). As garotas más costumam ser seguras de sí, espertas, autossuficientes e inteligentíssimas. Só se dão mal nos últimos dois segundos da história, geralmente após terem sua infância traumática/carente revelada.

Repare o comportamento e o estilo da malvada Katherine, sendo o centro das atenções. Já a Elena tá pensando na próxima coisa idiota que ela fará pra se pôr em risco e ser salva em The Vampire Diaries. De novo. 

As mocinhas, por sua vez, são o exemplo de 'sem sal'. Aquelas mais bobinhas, inseguras, carentes e desesperadamente cegas por qualquer motivação que lhe sejam dadas. Não se defendem e nem atacam. São um poço de sentimentos exacerbados. Aliás, isso é a única coisa que é exacerbada nelas.
Isso tudo pode ser facilmente constatado no reflexo do espelho: uma mesma atriz que interpreta os dois papéis (mocinha e vilã) tende a ser desprovida de atrativos e personalidade em um, e estilosa e glamourosa no outro.
Enquanto as malvadinhas usam e abusam de botas, couro preto, jaquetas, cores fortes e uma make up caprichada, as boazinhas usam akele vestidinho floral com a expressão facial de "por favor, me engane!" bem explícita. As coitadinhas não podem nem ir além da maquiagem nude, pq as lágrimas que elas estão predestinadas a receber derrubam até rímel à prova d'água. Elas simplesmente têm que ser chatas.
Em Meninas Malvadas, a transformação da garota interpretada por Lindsay Lohan foi exterior e interior. O final do filme foi bem legal pq deu a entender que cada personagem assumiu um estilo diferente e ela teve a redenção dela.

E desse modo, o ser humano vai se resumindo àquela "velha opinião formada sobre tudo". É isso aí: não temos o direito de sermos complexas. Não somos misteriosas. Até porque todo mundo entende tão bem as mulheres... Salientando que, quando éramos crianças, a princesa bonita era a boazinha pq nós éramos influenciáveis e devíamos ser levados a escolher o lado bom. Agora que todo mundo já tá formado e com opinião própria ( ou não) os filmes podem mostrar o quão mais atraente é o lado oposto (supostamente).
Ninguém faz um filme sobre uma garota superdescolada e segura de sí que sempre desmascara a vilã boba antes mesmo dela completar a armação perversa. A mocinha ( e esse diminutivo já é ofensivo) não pode ser a líder de torcida, a popular ou então, pelo amor de Deus, a garota que sabe ser bonita e inteligente. Sim, pq existem garotas bonitas que não são nenhum poukinho burras. (Mais um estereótipo derrubado!)
Então não é aconselhável vc chegar em qualquer lugar esbanjando confiança e estilo próprio, pq vc pode afrontar as pessoas super inseguras que muito provavelmente não pararam de olhar pra vc desde que vc entrou pela porta ( ou pela janela, de helicóptero ;D ). E elas podem chorar. E não deixar vc brincar de tomar cházinho com elas.

Paraíso Tropical (novela Global) apresentou o típico caso das gêmeas cujo único ponto em comum era a aparência. Bem, talvez nem isso.

Ou, se vc não tem medo de ser feliz, vc pode ousar. Vc pode mandar akele medinho de mulherzinha de não ser aceita (já ví isso em muitas garotas, não tive paciência com nenhuma delas.=X) pro espaçoo!! Vc pode personalizar cada peça do seu guardarroupa e deixar a fominha por grifes pra quem tem necessidade de usar etiquetas caras pra se afirmar praas amiguinhass.
Se vc acha que não pode se contentar com akele tradicional vestido amarelo com flores rosas de mocinha de novela das 8, desencane! E o melhor é que, quando vc menos reparar, vai estar rodeada de amigos skatistas, rockeiros, pattys, clubers, baderneiros... Tudo certo se todo mundo tiver a noção de que a pessoa pode ser estilosa, confiante e, ao msm tempo, amigável. É mt melhor ser cordeiro em pele de lobo dq o contrário. Ser EgoExcêntrica SuperBoazinha é possível.

E quem é vc pra dizer o contrário?!? =}

XOXO,  EgoExª ℓiℓα εïз.

4 comentários:

  1. Muito boom!! :D
    Realmente, parece que o primeiro passo pra ser mal é parecer uma poderosa.
    Mas cá entre nós, tem horas em que ser uma loba em pele de cordeiro é bem vantajoso hein :P

    ResponderExcluir
  2. Muito complexo , olhando assim tu pareçe mulherzinha liane ;)

    Brinks passando pra dar 1 força =*

    ResponderExcluir
  3. essas novelas deixam a entender q as mocinhas nao tem capacidade o suficiente para se vestir bem, já a vilã está sempre ligada no mundo da moda... isso é beem ridiculo! ¬¬' ah, e no dia q vcs virem uma vilã se vestindo mal ao contrario da mocinha, vcs me avisem ok?! -p

    ResponderExcluir