quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pq o All Star?!

     Não importa a idade (até porque ele já tem mais de 100 anos) ou o estilo, todo mundo já teve aquela fase de usar All Star. E pode não ter sido apenas uma fase, como foi o meu caso. Vc pode ter enjoado, partido pra outros vícios e aderido ao salto alto e/ou rasteirinha. Até que, um belo dia, vc volta pra ele, e ele te recebe de cadarços abertos.
    Isso aconteceu comigo esse ano. Aliás, alguns amigos meus já comentaram comigo que parece q essa febre está voltando entre as meninas (claro q eles n falaram com esses termos, mas sim dakele jeito apático q homem tem de falar sobre moda). Algum deles falou: "Eu tmbm já tive um, não me pergunte pq, já q esses tênis não tem nada." Isso fez com que passasse um filminho na minha mente sobre o que levava milhares de jovens no mundo a correr atrás de um tênis que não tem nada (nada no que se refere a amortecedores e outras coisas que deixam o tênis cumprir o papel de ser um tênis).
    Seria muita hipocrisia dizer que é apenas pelo status da marca. É claro que isso parece pesar muito na cabeça de um monte de gente por aí, mas é legal entender de onde surgiu o impacto da marca. Até pq, o All Star surgiu como um calçado simples e básico pra jogar basquete. (Não vou começar a citar datas e nomes, pq é entediante e pq isso aki não é a wikipedia.=})
O "nada."
O TUDO. =d

     Como dá pra perceber, os primeiros modelos eram beeem basikinhos comparados aos atuais, embora a forma continue a msm praticamente. O fato é que parece q o último objetivo possível seria tranformá-lo em ícone de moda. Irônico? demais.                                               O segredo, na verdade, está numa ótima campanha publicitária baseada na idéia de que, justamente por ser tão 'neutro', ele é 'tudo' ao mesmo tempo. Ou seja, um All Star pode ser moldado e enfeitado pra qualquer estilo. Daí surge a imensa variedade disponível: desde rosinhas ou com estampa de oncinha colorida até pretos cheio de caveiras.Ou seja, qualquer um pode se identificar com ser All Star preferido.
     Esse trunfo de transformar o "nada" em um belíssimo "tudo" é concretizado através de frases do tipo " All Star: Deixe sua marca" que a empresa usa pra passar a idéia de que o All Star é um modo de tornar seu visual 'único' e marcante. Pior que às vezes funciona! ;D
     E quem já não viu aquelas colegas insatisfeitas q corajosamente ainda riscam seus tênis com canetinhas e pintamm e grudam enfeitinhoss e tudo maiss hahaa =D Fica ainda mais original né?!
     Outro detalhe legal de se comentar é que tem um monte de outras marcas por aí fazendo tênis que são cópias declaradas do All Star. E quer saber??? Que ótimo pra nós, que não ganhamos salário pra defender direitos autorais e ainda descolamos tênis lindos q podem até ser mais baratos e tão bons quanto os próprios da marca. Sim, pq vc sabe que, apesar de ser essa maravilha toda, nós pagamos sim uma 'taxa extra' só pela marca em sí. Pela etiqueta. E ,pra quem precisa, pelo ' status'. Puff! =P
     Se vc ficar realmente empolgado, pode acessar o site oficial da Converse http://www.converse.com/ e montar seu próprio All Star!! Eu, por sinal, já fiz o meu e tive meus momentos de obsessão por ele ;D


XOXO, EgoExª Lila.


Nenhum comentário:

Postar um comentário